Instituto Pensar - PT negocia apoio do PSD

PT negocia apoio do PSD

por: Ana Paula Siqueira 


Foto: Ricardo Stuckert

Diante da indefinição da candidatura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), à presidência, o PT tem mantido conversas com o PSD na negociação do vice da chapa de Lula.

Com percentual de intenções de voto irrisório que não passa de 1%, Pacheco hesita em lançar oficialmente sua candidatura à presidência. Teme ser acusado de usar o Senado para se beneficiar eleitoralmente e prejudicar Jair Bolsonaro (PL), conforme relataram aliados de Pacheco à Folha.

Lula tem mantido uma posição cortês em relação ao PSD. Em 2021, após se reunir com o presidente do PSD, Gilberto Kassab, disse respeitar a intenção do partido em lançar candidatura própria.

Ainda segundo a reportagem, as negociações se restringem a alguns articuladores petistas e alguns aliados de Lula, que deve se encontrar com Kassab nos próximos dias, ainda têm dúvidas sobre a aliança se concretizar.

Em novembro, Lula declarou que Kassab estava sendo "muito digno e muito honesto nas conversas que tem tido conosco?. E acrescentou que esperava ter o apoio do PSD num eventual segundo turno, caso Pacheco ficasse fora dessa etapa da disputa.

Kassab diz que a candidatura de Pacheco está de pé, porém, que cabe ao presidente do Senado decidir.

Com o PSD, o PT garantiria apoio de uma legenda de centro e mais tempo de televisão na propaganda eleitoral. Porém, por reunir apoiadores tanto de Bolsonaro como de Lula, o partido de Kassab tende a segurar a decisão para um eventual segundo.

Dessa forma, de acordo o jornal, tenta ampliar suas bancadas nos legislativos o quanto possível. Mais forte, terá poder de negociação com o próximo governo, independente de quem for eleito.

Além disso, alguns dirigentes petistas ainda defendem a filiação do ex-governador Geraldo Alckmin ao PSD para vice de Lula.

Kassab, porém, tem resistido. Tem dito que o partido "não servirá de barriga de aluguel? para o cargo.




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: